
BENEFÍCIOS DA CHIA PARA NOSSA SAÚDE E BOA FORMA
Apesar de seu pequeno tamanho, as sementes de chia são repletas de propriedades nutricionais importantes, como veremos a seguir.
- As sementes são ricas em antioxidantes
Sementes de Chia são ricas em antioxidantes, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo.
Assim, o consumo regular de chia pode auxiliar no tratamento e prevenção de uma série de problemas de saúde causados pelo acúmulo dos radicais livres, como demonstrado em um estudo publicado em 2020 no periódico Molecules.
Alguns desses problemas são:
- Doenças inflamatórias e autoimunes, devido a sua ação reguladora do sistema imunológico;
- Doenças cardiovasculares, uma vez que os antioxidantes têm um papel importante na proteção do coração e dos vasos sanguíneos, além de sua ação nos níveis de colesterol e triglicérides;
- Câncer, devido a uma série de ações, que incluem o controle de processos inflamatórios e dos danos ao DNA causados pelos radicais livres.
- São ricas em fibras alimentares
Muitos benefícios da chia vêm do fato de serem ricas em fibras alimentares. Assim, elas trazem alguns benefícios para a saúde, como:
- Ajudam a controlar os níveis de açúcar e colesterol: Um estudo publicado em 2020 na revista Food research international mostrou que as fibras presentes na chia atuam na absorção dessas substâncias, reduzindo seus níveis no sangue;
- Melhoram o trânsito intestinal: isso ocorre tanto pelo efeito direto das fibras no volume e na consistência das fezes, quanto na sua ação benéfica sobre os micro-organismos da microbiota intestinal.
- São fonte de proteínas vegetais
A Chia é uma excelente fonte de proteína, especialmente para as pessoas que não consomem produtos de origem animal.
- É rica em minerais
Sementes de chia são ricas em cálcio, magnésio e fósforo, que são nutrientes essenciais para a saúde dos ossos.
De fato, elas têm mais cálcio do que a maioria dos produtos lácteos, e pode ser considerada uma excelente fonte deste mineral para as pessoas que não consomem laticínios.
- É uma fonte de gorduras saudáveis
A semente de chia é uma ótima fonte de gorduras saudáveis, como o ômega 3, que pode ser encontrado tanto nas sementes quanto no seu óleo.
Além disso, o consumo de ômega 3 tem sido associados a uma série de benefícios para a saúde, incluindo redução de triglicérides e de colesterol, redução da pressão arterial e do risco de desenvolvimento de doenças cardíacas.
- Ajuda a emagrecer
Devido ao fato de ser rica em antioxidantes, ômega 3, proteínas e fibras, a chia pode se tornar uma ótima aliada na perda de peso.
Isso acontece porque ela ajuda a manter a saciedade por mais tempo, além de agir nos níveis de colesterol e açúcar no sangue.
Como incorporar a chia à dieta?
As sementes são relativamente fáceis de encontrar em supermercados e lojas especializadas, e podem ser usadas com vários objetivos:
- Como espessante de alimentos;
- Suplemento natural de diversos nutrientes.
Cuidados sobre a ingestão de chia
Se você tem um histórico de algum tipo de dificuldade para engolir, você deve ter um cuidado maior ao consumir sementes de chia, especialmente quando estão secas, para não engasgar. Também por este mesmo motivo, o consumo de chia não é aconselhado para crianças pequenas.
Outro cuidado que se deve ter é com a ingestão de água, uma vez que a chia é um alimento rico em fibras alimentares e, quando seu consumo não é acompanhado de uma hidratação adequada, pode causar constipação.
Fonte: mundo boa forma.
Deixe sua mensagem