
MITOS E VERDADES
Muitos mitos sobre alimentação circulam entre nós. O leite inflama o corpo e atrapalha a absorção do ferro? Glúten realmente engorda? É importante que esses mitos sejam esclarecidos para que possamos adotar hábitos alimentares saudáveis.
1 – Água de berinjela faz emagrecer
MITO! O consumo desse vegetal é excelente para a saúde, pois a berinjela é rica em fibras que promovem a saciedade, auxiliando a controlar o apetite, além de ajudar a abaixar o colesterol ruim. Ela tem propriedades laxantes e antioxidantes, prevenindo o envelhecimento precoce. No entanto, deixar a berinjela de molho na água não faz com que o líquido absorva as fibras presentes nela. Não há evidências científicas que comprovem que a água de berinjela tenha propriedades que queimam gordura, acelerem o metabolismo ou auxiliam no emagrecimento.
2 – Glúten engorda e inflama o intestino
MITO! Presente no trigo, aveia, cevada e em outros cereais, o glúten é mal visto por muitos, sendo logo cortado da dieta por quem quer emagrecer. Seu consumo não inflama o intestino. Apenas as pessoas com doença celíaca sofrem com essa intercorrência, que é uma condição autoimune provocada pela intolerância ao glúten. Não há evidências suficientes para justificar seu consumo ao ganho de peso, porém, cereais refinados como o trigo devem ser consumidos com moderação, pois além de possuir baixo teor em fibras, quando consumido em excesso pode sim aumentar o peso devido a sua quantidade de calorias.
3 – Comer banana reduz a cãibra
EM TERMOS. As cãibras são contrações musculares intensas causadas por diversos motivos. Geralmente estão associadas a um desequilíbrio em vários minerais do organismo, como o potássio. A banana é rica desse mineral, mas é pobre em outros, como sódio e cloro, que também são importantes para a diminuição das cãibras. Esses por sua vez podem ser adquiridos através da água. A banana sozinha não previne cãibras, mas se a juntarmos com a água e a prática de alongamentos temos uma perfeita combinação capaz de diminuir as cãibras.
4 – Beber líquido durante as refeições engorda
EM TERMOS. Depende do tipo e da quantidade desse líquido. Por exemplo, a água não possui calorias, então não engorda. O recomendado é um copo pequeno de água (200 ml) para ajudar na digestão. Bebidas gaseificadas e adoçadas com açúcar possuem calorias e podem provocar sensação de inchaço, já que aumentam o volume do estômago e diminuem a velocidade do esvaziamento gástrico. Se consumidos em excesso podem aumentar o peso.
5 – Ficar sem comer emagrece
MITO! Deixando de comer o metabolismo fica mais lento, dificultando a eliminação do peso. Após ficar sem comer por um longo período, é comum a compulsão alimentar, ou consumo de alimentos em maior quantidade. Para diminuir o peso é fundamental comer de forma fracionada e na quantidade certa, e de preferência com o acompanhamento de um profissional.
6 – É melhor comer frutas com casca
VERDADE! As frutas com casca são ótimas fontes de fibras. Elas ajudam na regulação do intestino, controle do açúcar no sangue e a reduzir o colesterol, entre tantos outros benefícios. Mas atenção: as frutas devem ser muito bem lavadas em água corrente e com a ajuda de uma escovinha, para que fiquem livres de resíduos de agrotóxicos, substâncias extremamente prejudiciais à saúde.
7 – Cenoura faz bem para a visão
VERDADE! A cenoura contém grande quantidade de betacaroteno, substância que dá origem à vitamina A. A carência dessa vitamina pode provocar a cegueira noturna (a incapacidade de adaptar-se ao escuro) e até a perda da visão. Por isso, o consumo da cenoura traz benefícios à visão.
8 – Beber leite inflama o corpo
MITO! Ao contrário do que muitos pensam o leite pode ter efeitos anti-inflamatórios e não ser o vilão. Ele é uma excelente fonte de cálcio, importante para a saúde óssea e dos dentes, além de fornecer proteínas de alta qualidade e vitaminas (como A e D) e minerais (como potássio e fósforo). Algumas pessoas podem sentir desconforto quando consomem leite por terem alguma sensibilidade aos seus componentes, como a lactose, que é o principal carboidrato do leite, mas atualmente há uma diversidade de produtos sem lactose, e quem é intolerante pode fazer uso sem medo. Também há pessoas que têm alergia à proteína do leite, e nessas condições o leite animal deve ser evitado. Leites vegetais como o de soja, de aveia, de amêndoas, de arroz, entre outros, são ótimas opções para substituir o leite animal. Através deles é possível fazer requeijão, iogurtes, maionese, cremes etc.
9 – Vitamina C ajuda na absorção do ferro
VERDADE! A vitamina C ajuda a aumentar a absorção do ferro. Incluir frutas cítricas ou outros alimentos ricos em vitamina C na alimentação pode ajudar a compensar o efeito do cálcio no organismo, como vimos acima.
10 – Cozinhar feijão com prego cura a anemia
MITO! Isso não é eficaz para tratar anemia. O prego libera ferro, mas a quantidade é mínima e o tipo de ferro liberado não é facilmente absorvido pelo corpo. Além disso, pregos podem conter outros metais que não são seguros para consumo. O ideal é focar em fontes confiáveis de ferro como carnes vermelhas, leguminosas e vegetais de cor verde escuro. Importante: busque por orientação médica para tratar a anemia!
Cuide da sua saúde e busque orientação profissional
Os mitos e verdades acima demonstram a necessidade de dar atenção para a saúde, especialmente com a alimentação. No entanto, nenhuma informação substitui às orientações de profissionais capacitados. Além da assistência funeral o Plano Familiar Bom Jesus conta com grande rede de credenciados para oferecer aos associados os melhores profissionais e os melhores descontos. Entre em contato para mais informações 24 98839-8370.
Fonte: Livre adaptação
Referências: IPq:https://ipqhc.org.br/2025/07/27/os-12-mitos-sobre-alimentacao-que-mais-aborrecem-os-nutricionistas/
Abeso: https://abeso.org.br/alimentacao-saudavel-confira-12-mitos-e-verdades/
Imagem retirada do site: https://pistachocoffeebrunch.com/pt/princ%C3%ADpios-b%C3%A1sicos-de-alimentos-crus-para-uma-alimenta%C3%A7%C3%A3o-saud%C3%A1vel/
Deixe sua mensagem